domingo, 24 de janeiro de 2010

Caganitas 2010 - A reportagem.

O desafio foi lançado pelo Paulo Alves, mais uma visita à Tapada das Sortes, para provar as famosas caganitas, marca patenteada pelo meu amigo e compadre Jorge Silva. Formaram-se então dois grupos nas Docas, o das 8 horas e o das 9 horas para os que ficam mais agarrados à cama. Eu, na minha idade, já tenho o corpinho habituado a levantar cedo, lá estava como habitualmente às 8horas, mais o meu filho João, Bruno Dias, Pedro Antunes, Marçelo, Nuno Dias e um pouco atrasado o Pedro Marquês.


Saímos em direcção à carapalha, para de seguida entrarmos, passando por trás da Senhora de Mercoles, rumámos à quinta da Rebouça de Baixo, trilhando umas belas descidas, acompanhadas de umas mais belas subidas. Andámava-mos nós neste sobe e desce, quando toca o telefone, o Hugo Caldeira, que tinha combinado andar connosco, e não é que eu me esqueci. Peço desculpa ao Hugo, mas a memória Ram de vez em quando falha. Nada que não se pudesse resolver, marcámos encontro com ele e com o Luís Lourenço, na Pedra Gralheira. Passámos a formar um grupo de 9 maganos que queriam para já era pedalar.






Passando pela capela de S. Luís chegámos aos Escalos de Baixo, onde tomámos o cafézinho da ordem. De seguida passámos pelos trilhos junto ao cemitério em direcção à nova ETAR da Lousa, Escalos de Cima, Estação de Alcains e finalmente Tapada das Sortes, onde já éramos esperados com a mesa posta e bem posta. Os charcos de água com bastante lama à mistura, pregam nesta altura do ano alguns sustos e momentos bem engraçados.




Depois de degustarmos o queijo e a marmelada, bem regado com a bela pinga também da mesma propriedade, esperámos que chegasse o grupo das 9 horas. A espera foi longa e o vinho estava a saber bem. Depois de algum tempo de convívio com o resto do pessoal, chegava-se a hora de rumarmos a Castelo Branco. Pelo caminho tivemos ainda que fazer uma paragem na quinta das Sesmarias para o digestivo.


Passando pela Santa Apolónia entramos em Castelo Branco com cerca de 50 Km feitos em boa companhia e com tudo de bom que a gente leva desta vida.



Acabámos este convívio no café escondidinho, a beber umas belas de umas Heinekens mas desta vez sem tremoços (grande falha).

Resta-me agradecer ao Jorge, à Cristina e ao Henrique pela amabilidade e pelo queijo, ao Maria pelo digestivo e ao pessoal pela companhia em uma bela manhã de BTT.

Para ver as fotos todas basta clicar numa.

Domingo há mais. Um abraço e até lá força no pedal.

VSLSSG



Equipa Ciclista-Gourmet Degustadora de Queijos (nome by Carlos Lozoya)

Clicar sobre a imagem para aceder à Galeria Fotográfica (167 Fotos)
Saída do Centro Cívico 9:00 da Madrugada
01 - Tê
02 - Isabel
03 - Ricardo João
04 - Carlos Lozoya
05 - Nuno Maia
06 - Vitor Martins
07 - Rui Pires
08 - Dário Falcão
09 - Paulo Santos
10 -
11 - Gabriel Nunes
12 - Nelson
13 - Armando
14 - Mário Vicente
15 - José Carlos
16 - Roberto Nabais
17 - Paulo Alves
18 - Alziro Nunes
19 - Bruno Reis
20 - Hugo
21 - José Cacheiro "Zé Man"
22 - Rúben Freitas
23 - Marco Mendes
24 - Carlos Mendes
25 - Ricardo Silva
26 - André Preto