domingo, 31 de maio de 2009

Volta Domingueira, Marcha do Coração e Bienal do Azeite.


Para já fica a galeria de fotos, basta clicar.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Rescaldo - ROTA DA ESTRELA

Deixo algumas fotos da subida do passado dia 24 de Maio.




Para o ano temos mais...LOL

Abraço e boas pedaladas.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Rota do Mel - Pampilhosa da Serra




Sei que vai um pouco em cima do prazo, mas como é perto da minha terra não vou faltar.

domingo, 24 de maio de 2009

Volta Rolante Pela Lardosa com Estreia

Hoje, mais um Domingo, mais uma volta com encontro nas Docas. Desta vez compareceram à chamada Nuno Dias, Pedro Barroca, Nuno Maia, Rui Salgueiro, João Diogo Fidalgo (estreante) e eu o Pai babado Abílio Fidalgo.
Pois é ontem quando estava a combinar a saída de hoje, fui surpreendido pelo meu herdeiro, que disse que também ia. Pelas Sete da matina lá estava eu a acordá-lo e a lembra-lo do que tínhamos combinado, mas sem grandes expectativas. Enganei-me desta vez o rapazinho levantou-se e vai de preparar para a pedalada.
Saímos das Docas pelo single, que ultimamente utilizamos para sair da cidade para o lado de Alcains.
Fomos tomar café ao Tá Se Bem, com passagem pela tapada das Figueiras, Arredores de Cafede e Povoa de Rio de Moinhos e paredão da barragem de Santa Águeda.
Da Lardosa para cá viemos pela estação de Alcains, tivemos ainda oportunidade de cruzarmos com um Ex colega de BTT, que parece que se rendeu aos encantos do asfalto, o Jorge Palma. Espero que esta pancada (no bom sentido) lhe passe, e que volte a fazer-nos companhia em breve. Na Santa Apolónia cruzámo-nos com mais um grupo de Companheiros de Castelo Branco, que também já estavam de volta. Entrámos na Cidade com cerca de 60Km pelas 11h45m. Houve tempo ainda para uma paragem no escondidinho, para tratar das articulações, com o remédio que todos conhecemos.
Para Estreia, o meu Filho portou-se lindamente, sempre a puxar na frente. Até houve quem dissesse que ia envergonhar o pai deixando-o para trás.
Por hoje é tudo, as fotos são poucas, mas como tive uma queda por causa da máquina, enquanto não me esquecer, não tiro fotos em andamento. Fiquem bem e boas pedaladas.


Já agora aproveito o post e coloco aqui o perfil da volta.

NM

Rota da Estrela 2009 - Galeria Fotográfica by pjfa

Clicar sobre a imagem para aceder à Galeria Fotográfica (116 Fotos)

Como referido nos outros blogues, lá fomos trepar a Serra da Estrela.
Da nossa parte (CLI e pjfa) o objectivo era bem claro: chegar até ao mesmo ponto do ano anterior => Penhas da Saúde.

E assim foi...

A estratégia passou por deixar ir o pessoal mais despachado no seu ritmo e não seguir na roda deles sob pena de chegarmos ao centro da Covilhã já de rastos e comprometer a nossa ascenção meteórica pela estrada acima.

No início, o Hugo Caldeira ainda nos fez companhia mas depois, apanhou boleia de uns locais e... só o voltámos a ver nos balneários :)

O Paulo João - que estava com receio desta aventura (e que tinha como objectivo tirar uma foto no alto da Torre) - começou a distanciar-se e... a dado momento, já não havia sinais dele. O CLI e eu ainda vimos um pontinho azul a chegar às Penhas da Saúde. Deveria ser ele.

Poucos minutos depois das 11h, lá chegámos ao destino e, como ainda era cedo, decidimos tomar um cafezinho por ali.
Ainda pedalámos até à saída da povoação e tirámos a excelente foto que podem ver no início do tópico :)

Telefonámos às nossas respectivas a avisar que tínhamos sobrevivido.

Tempo então para o café onde o pessoal que por lá estava ficou estupefacto com o nosso aspecto. Mas de onde viriam estes dois? Devem ter pensado. Mal sabiam que os restantes estavam a caminho da Torre.

Café tomado, foi tempo de colocar os casacos pois, a esta altitude, estava bem fresquinho.

E... vamos lá...

Acho que demorámos menos tempo a chegar à Covilhã que eu a escrever este tópico.
Com 65,4km/h de velocidade máxima e uma média de 41,1km/h nos mais de 14kms da descida, estes números são isso mesmo... números ;)

Para o ano, o CLI e eu já combinámos: vamos até à próxima curva.

Algumas curiosidades que o CLI e eu achámos piada:
- Segundo a setinha, o risco de incêndio florestal era máximo (isto na subida porque na descida já só estava moderado);

- Ainda estamos para perceber se era alucinação (devido à subida ou à altitude) mas, juraríamos que aquela placa queria dizer: "Carro com pá a empurrar um floco de neve gigante em curva";

- Esta placa anunciava a entrada nas Penhas da Saúde (anunciava pois, demorámos imenso tempo e chegar lá. Talvez fosse uma excelente ideia colocar a placa uns metros mais à frente pois, trata-se de publicidade enganadora);

- o cheiro a esta altitude (mais de 1400m) era simplesmente divinal, parecia que estávamos dentro de uma chaleira;

terça-feira, 19 de maio de 2009

I Passeio BTT "Terras de Xisto" em Almaceda - 6 de Junho


Faltam poucas semanas para o I Passeio BTT "Terras de Xisto" em Almaceda, já está toda a informação no site www.vilafraga.pt

Não deixem as inscrições para o ultimo dia.

O Clube PT Castelo Branco em colaboração com a empresa turistica Vila Fraga e a Junta de Freguesia de Almaceda vão realizar o "1º Passeio BTT Terras de Xisto – Almaceda" no dia 6 de Junho de 2009.
Breve descrição

O percurso é constítuido por dois trajectos, um de 60Km de dificuldade média/alta com uma altimetria de aproximadamente 1500mts, e outro de 35Km de dificuldade média/baixa com uma altimetria de aproximadamente 550mts. A nível técnico é acessível com um single track espectacular e várias travessias de ribeiras, podendo ainda no de 60Km observar os Geradores Éolicos de cima para baixo.

O percurso do "1º Passeio BTT Terras de Xisto – Almaceda”, decorre em caminhos rurais e trilhos da região de Almaceda, em plena Serra da Gardunha. O passeio tem inicio em Almaceda onde podemos contemplar o seu jardim ribeirinho e praia fluvial, seguindo para a Aldeia de Xisto de Martim Branco sempre ao longo da Ribeira D´Eiras e onde se pode observar as quedas de água. Esta ribeira constitui um riquíssimo corredor eco-fluvial numa região onde a predominância florestal do pinheiro-bravo é evidente. As margens da ribeira são povoadas por uma riquíssima flora ripícola que constitui pequenos bosques onde se abriga uma notável avifauna onde podemos ver e ouvir, entre muitos, a Águia-de-asa-redonda, o picanço-barreteiro, a gralha-preta, o melro, o gaio, a alvéola-cinzenta, os chapins, a estrelinha real – a ave mais pequena da Europa – o pisco-de-peito-ruivo, etc. O passeio percorre ainda as aldeias de Padrão, Valbom, Rochas de Baixo, Paiágua, Ingrenal, Ribeira D´Eiras e Rochas de Cima. Destaque ainda para a deslumbrante paisagem que o ponto mais alto da Serra da Gardunha, nesta zona, nos proporciona.

Foto do Ano - Pinto Infante

























Eu gosto especialmente da expressão do miúdo, como que a dizer - "este gajo ainda me arrebenta c'os pneus".

domingo, 10 de maio de 2009

24h BTT Castelo Branco - o Rescaldo by pjfa

Clicar sobre a foto para aceder à Galeria Fotográfica (191)

Boas a todas e todos.

Ainda a recuperar (o sono, entenda-se) vou deixar o meu testemunho.

Contextualizando:
Há cerca de 3/4 semanas, a ideia surgiu durante o almoço da Maratona Alcains-Gardunha. Fazer uma ou várias equipas para participar nas 24h BTT de Castelo Branco, dias 9 e 10 de Maio.
É claro que existiram logo movimentações para uma das equipas ser a "Freaky Team" que teria como objectivo... diversão total
Equipa composta por 6 elementos (é o máximo permitido, nós bem queríamos que fosse de 8 ou 10 ou como referiu o CLI, de 24 e cada um andava 30 minutos de cada vez).
Quanto a logística, falou-se em grelhador, barril de cerveja, espreguiçadeiras, massagens e... hora para a "siesta".
O Bacalhau disse que iria pedalar na vez dele e de todos os outros que - chegado o momento de ir para o percurso - não tivessem vontade.
Esta equipa não terá compromissos de voltas a realizar ou de tempos.
Se logo ali, o Paulo Bacalhau e o Carlos Lozoya haviam sido seduzidos pelo espírito da prova, ainda faltavam 3 elementos.

Era hora de fazer as diligências, que é como quem diz, enviar o e-mail ao pessoal do pedal e tentar "enganar" alguns.

Após alguns e-mail´s enviados...
A Teresinha (que já havia sido da equipa na edição de 208 das 24 h de LX) entrou para a equipa e trouxe a Gi com ela.
O Rarn (também ele da equipa nas 24h de Lx de 2008) aceitou de novo o desafio.

Formalizou-se a inscrição e definimos a estratégia para a prova:

O Bacalhau iria ser quem pedalasse quando faltasse a "frescura" aos restantes.
Definiram-se tarefas:
Rarn e CLI ao grelhador e Bacalhau de plantão à arca frigorífica que apenas começou a refrescar as bebidas no Domingo.

Véspera da prova:
Assembleia Geral no Centro Cívico - onde um elemento que participou a solo veio espiar a táctica para o fim de semana.
O CLI entregou os dorsais que tinha levantado no Alegro, minutos antes (parece que a menina que o atendeu não era poliglota, da próxima vez, vai o Bacalhau com Portuguêiz do Brasíu.)

Dia da prova, pelas 9h30, chego ao local e lá está o nosso "Lounge Area".
Chega também o material de apoio à prova:
Cadeiras, mesas, grelhador - num primeiro carregamento; cavalete, lubrificantes, câmaras de ar e ferramenta num segundo e Bicicletas num terceiro. O mais importante, sempre em primeiro lugar.

Hora de organizar tudo como deve ser para receber as três equipas que iriam partilhar o espaço.

Na véspera, a ordem de saída tinha sido definida: Teresinha, Rarn, CLI, Gi, Bacalhau, pjfa.

O Bacalhau e o CLI ainda foram fazer a volta de reconhecimento e o veredicto foi: "Veinte e cuatro minutos, nada mal" da parte do CLI e "Isto istá bõm para susspenssão totáu" disse o Bacalhau.

Chegou o momento da partida e lá fomos tirar umas fotos às Teresinha. Lá foi ela toda sorridente.

Enquanto os minutos foram passando, tirámos fotos, assámos umas belas febras, buzinávamos e batíamos palmas aos atletas para lhes dar ânimo. Não sei porquê mas o Bacalhau apoiava sempre mais as "mininas" que os "mininos".

Sempre que passava alguém das nossas equipas, a "casa vinha abaixo", tínhamos de mostrar o nosso apoio por alguém estar a pedalar por nós.

O momento dramático do dia aconteceu quando o nosso Bacalhau ficou demolhado com aquela trovoada que se abateu sobre Castelo Branco. Quando acabou o turno dele, tivemos que o pendurar para secar.

A noite também foi chegando e com ela, o colorido próprio destes eventos com as luzinhas lá ao longe, no meio de nenhures. Com a chuva, o piso ficou melhor, com mais "grip" (não interpretar mal com a Gripe A).

Com duas voltas de cada vez (três para o Bacalhau, a dada altura) a opção foi a mais acertada. O percurso, apesar de curto, era algo complicado para o pessoal das hardtail. Para mim, estava um mimo, apenas faltando zonas um pouco mais técnicas mas, naquele sítio, não se podia pedir isso. Maioritariamente feito no prato 44, era bastante rápido o que levava a que tivesse de gerir o esforço.

O "Freaky Team" parou para o jantar pelas 21h00 onde, os nossos amigos Marvic e São trouxeram um toque Zen à nossa "Lounge Area". Trouxeram velas e flores. E, como se não fosse pouco, voltaram a aparecer à uma da manhã com café quente. Que bem que soube.

O bolo de maçã da Nela e os ovos verdes estavam deliciosos e o arroz de feijão da Alexandra um regalo.

O café foi tomado na zona do restaurante e gentilmente oferecido pela organização. Um grande bem haja para eles.

A noite foi passada à volta da mesa, em boa companhia. Também apareceram a Tê e o João com mais um casal. Tinham feito o Idanha-Zarza e vierem dizer um olá.
O Norberto também nos fez companhia (ele que no ano anterior também fez parte da equipa do 24h de Lx), sempre agradável.

Agora que penso nisso, devíamos ter colocado um livro de visitas para o pessoal deixar uma dedicatória.

O pessoal da Organização também esteve sempre presente. Sempre preocupado para com o pessoal, se estava tudo em condições e se precisaríamos de algo. Nota 5 para eles. Incansáveis.

Com a noite, veio também a luta pelos melhores lugares... no colchão.
O pessoal dormia à vez, outros nem dormiram.

Eu, apaguei-me pelas 6 da manhã, após um banho quente e só voltei a acordar às 8h45 ao som da buzina (ou seja, quem me rogou pragas pelos toques ocorridos entre as 7h e as 10h, vai ter de anular os "maus olhados").

O CLI ainda saiu para o circuito no final da manhã e cruzou a meta com a sua Orbea levada em braços.

O FREAKY TEAM despedia-se, assim das 24h BTT de Castelo Branco.

Depois de arrumada a trouxa, lá fomos cada um para seu lado (para as suas camas entenda-se).

O balanço foi francamente positivo e os objectivos largamente superados.

Algumas notas soltas:
- a área da prova (com tudo o que implicou) estava excelente;
- a organização teve em conta pequenos pormenores que fazem a diferença, como sejam a máquina para lavar as bicicletas;
- o som, mesmo para nós, que estávamos algo afastados da zona mais movimentada, era perceptível;
- a música foi muito repetida.

Para terminar, a Teresinha marcou presença na entrega de medalhas, no Alegro. Os outros estavam todos a dormir.

Agradecimentos:
AG Bike Shop - assistência técnica e indumentária
Talho Matos - géneros
Padaria do Salgueiro - pão e bolos
Café Tropical - cadeiras e mesas

Vê-mo-nos em 2010!!!


Para terminar, umas palavras de força para a Vera, o Conguito, o Polegar e a Gi (que teve de abandonar a prova - mas não a equipa - devido a indisposição).

Fotos do 24h de Castelo Branco e da Maratona de Idanha 2009



Ontem fui dar ao dedo, em vez de ir pedalar para registar em fotografia estes dois grandes eventos, para o ano espero que não os marquem no mesmo dia.


Podem ver todas as galerias de fotos AQUI



.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Um dia Pela Vida


terça-feira, 5 de maio de 2009

24h BTT Castelo Branco - Recon

O Freaky Team - BTT@CASTELOBRANCO foi fazer o reconhecimento do percurso das 24h BTT de Castelo Branco.
A Zona de Lazer está a ficar bem bonita.
O reconhecimento acabou no Centro Cívico, como não podia deixar de ser.

Clica sobre a imagem para ver todas as fotos.

sábado, 2 de maio de 2009

Portalegre 2009

Fomos aos 55kms... com uma altimetria que deixa marcas :)

Clica sobre a imagem para aceder à Galeria Fotográfica.

Raid Castelo Branco- Marvão

Para já ficam as fotos, prometo que amanhã vou tentar fazer uma reportagem ( clica na foto).