segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Rolar até à Gardunha

Neste sábado passado dia 31 de Outubro, para fechar o mês, eu e o Nuno Maia, decidimos ir até à Gardunha. Foi a minha primeira vez que subi ao cimo desta Serra,... vinha sendo meu desejo fazê-lo, já há algum tempo. A saída deu-se a partir de Alcains, rolando em direcção à barragem da Marateca, passando pelo seu lado esquerdo até chegarmos a S. Fiel. Nesta localidade paramos numa fonte para abastecer de água e degustar uma barrita para repor as energias, pois, pelo menos para mim, não sabia o que me esperava a partir daqui. A subida à Serra da gardunha começou... o aquecimento já vinha feito de trás e pensei, bem, deixa-me cá fazer isto nas calmas para ver como é que elas me vão doer,... sinceramente pensei encontrar alguma dificuldade mas depois de ter lá chegado a cima vi que realmente não era nada assim de especial, relativamente à dificuldade, até pensei que fosse pior. Papou-se bem :)
Chegados ao cimo, depois de cerca de 4.50km, demos continuidade por trilhos que serpenteavam o cimo da serra passando por uma das antenas, por cima do tunel da A23, passando perto de Alpedrinha (ainda no cimo da serra na sua cota mais alta) e mais à frente descemos até Vale de Prazeres (prefazendo cerca de 21km sobre a Gardunha), a localidade onde tivemos o prazer de degustar uns pãezinhos com couriço quentinhos, pois a fome já apertava. O regresso fez-se por trilhos passando cerca de Alpedrinha seguindo depois mais ou menos a direcção Castelo Novo. Junto à A23 já estava mais um elemnto vindo de Alcains que nos esperava em cima de uma ponte da A23 perto da Soalheira. A partir daqui como o sol já punha atrás da Gardunha e com receio de chegarmos de noite, fizemos os restantes kms por estrada até a Alcains, totalizando 83kms percorridos e uma altimetria acumulada de 1600mts.
Foi um passeio excelente com paisagens unicas, vistas do Cimo da Serra da Gardunha... um passeio que espero vir a repetir um dia destes...

Sem comentários: