segunda-feira, 19 de outubro de 2009

V Trilhos da Raia by pjfa

Mais um ano e mais uns fantásticos Trilhos da Raia.
Iniciei o ano com o Rota do Azeite (http://www.forumbtt.net/index.php/topic,52943.0.html) e acabo de terminar a temporada com mais este passeio muito bem organizado pela A.C.I.N. - como já nos têm habituados.

Vamos então por partes, uma vez que o pessoal do btt@castelobranco foi - na véspera - levantar os dorsais, no dia do passeio, foi só chegar (deixámos os carros junto à Escola), montar as bicis e ir para o ponto de encontro.

No local, já havia uma moldura humana considerável. Tudo muito bem estruturado, tal como em anos anteriores.

Antes da partida, as habituais fotos da praxe, ou seja, as fotos de grupo.


Às 9h00 início das primeiras pedaladas. Há que louvar a pontualidade.

Os primeiros kms por trilhos conhecidos até entrarmos numa zona a descer - esta nova para mim - onde (apesar do pó) se fazia sem grandes complicações.
Depois disto, já só me lembro da "Descida Perigosa".

Que delícia. E aqui vai o meu reparo para os participantes. Se gostam que o pessoal se encoste nas subidas para dar passagem, quem gosta de descer também gosta de ter pelo menos 75cm para passar e curtir os trilhos.

Depois, mais um single que nos levou até trilhos conhecidos.
Mas, a A.C.I.N. é assim :mrgreen: gosta de surpreender. Mais uma subida que termina em single (e que depois se transforma numa parede) e sempre com a barragem como companhia. Delicioso.
Nesta parte do trilho perdi a bateria da minha máquina fotográfica digital e agradeço imenso ao número 053 por tê-la encontrado.

Daí para a a frente ainda houve tempo para mais umas descidas técnicas, seguidas de subidas a condizer - curtinhas mas a precisar de todo o nosso melhor para serem feitas a pedalar.

A cereja no topo do bolo foi reviver os Singles já junto/dentro de Proença-a-Velha. Pena que aqueles últimos metros antes do primeiro abastecimento (farto por sinal) estivessem completamente congestionados - com aquilo que vim a descobrir quando lá passei - devido a... uma pedra mais alta que as outras.

Quero também agradecer a todos aqueles que fizeram o favor de se desviarem para eu curtir o trilho.


Entre o primeiro e o segundo abastecimento, tive alguns problemas com o travão traseiro, e com a transmissão. O pó não deu tréguas.

Chegados a Idanha-a-Velha, lá estava mais um farto abastecimento e também a assistência técnica a cargo da AG Bike Shop que tratou de fornecer o óleo para a corrente.


A simpatia do pessoal da A.C.I.N. é sempre um ponto alto nestes eventos.


Bem, até Idanha-a-Nova restava-nos agora algumas subidas e o famoso single que acaba num curso de água (não este ano, porque água nem vê-la e é impressionante a cota de água da Barragem.)

Após o paredão, lá tivemos de trepar aquela parede de terra solta e pedra. Tive de carregar a bici ao ombro e, mesmo assim, não foi fácil a progressão.
Última subida - alguns 3 ou 4 kms - em que aproveitei para me estender à sombra de uns sobreiros a meio da mesma para, já "fresquinho" fazer os restantes kms até ao recinto da Feira Raiana.

Tal como no ano anterior, a poucos metros do final, a zona de singles foi excelente.
Curioso foi ver aqueles mirones todos junto da pedra. Teria sido para confirmar como se ultrapassa aquele obstáculo, ou seria apenas para estar na primeira fila para assistir a "formas alternativas" de ultrapassar este ponto?

Depois de um banho que até nem tinha a água fria, foi tempo de nos fazermos ao porquinho.
Olhem para a nossa cara de felicidade


Para todos os que fazem parte da A.C.I.N. e para todos aqueles que tornam possível este evento:
BEM HAJAM por tudo.

Para o ano, estamos lá de novo.

Foto de F. Mike

Todas as 136 fotos em: http://picasaweb.google.com/pjfalves/VTrilhosDaRaia

1 comentário:

PMarquês disse...

Foi sem dúvida um grande evento a repetir para o ano... tudo muito bem organizado que nem há por onde pegar. A ACIN está de parabéns. Tive pena de não ter estado com voçês no fim do evento, mas como acabei mais cedo que voçês a volta, acabei também por me vir embora mais cedo... as minhas desculpas ao btt@castelobranco que muito vos considero.
Até breve
Abraço
PM