terça-feira, 19 de maio de 2009

I Passeio BTT "Terras de Xisto" em Almaceda - 6 de Junho


Faltam poucas semanas para o I Passeio BTT "Terras de Xisto" em Almaceda, já está toda a informação no site www.vilafraga.pt

Não deixem as inscrições para o ultimo dia.

O Clube PT Castelo Branco em colaboração com a empresa turistica Vila Fraga e a Junta de Freguesia de Almaceda vão realizar o "1º Passeio BTT Terras de Xisto – Almaceda" no dia 6 de Junho de 2009.
Breve descrição

O percurso é constítuido por dois trajectos, um de 60Km de dificuldade média/alta com uma altimetria de aproximadamente 1500mts, e outro de 35Km de dificuldade média/baixa com uma altimetria de aproximadamente 550mts. A nível técnico é acessível com um single track espectacular e várias travessias de ribeiras, podendo ainda no de 60Km observar os Geradores Éolicos de cima para baixo.

O percurso do "1º Passeio BTT Terras de Xisto – Almaceda”, decorre em caminhos rurais e trilhos da região de Almaceda, em plena Serra da Gardunha. O passeio tem inicio em Almaceda onde podemos contemplar o seu jardim ribeirinho e praia fluvial, seguindo para a Aldeia de Xisto de Martim Branco sempre ao longo da Ribeira D´Eiras e onde se pode observar as quedas de água. Esta ribeira constitui um riquíssimo corredor eco-fluvial numa região onde a predominância florestal do pinheiro-bravo é evidente. As margens da ribeira são povoadas por uma riquíssima flora ripícola que constitui pequenos bosques onde se abriga uma notável avifauna onde podemos ver e ouvir, entre muitos, a Águia-de-asa-redonda, o picanço-barreteiro, a gralha-preta, o melro, o gaio, a alvéola-cinzenta, os chapins, a estrelinha real – a ave mais pequena da Europa – o pisco-de-peito-ruivo, etc. O passeio percorre ainda as aldeias de Padrão, Valbom, Rochas de Baixo, Paiágua, Ingrenal, Ribeira D´Eiras e Rochas de Cima. Destaque ainda para a deslumbrante paisagem que o ponto mais alto da Serra da Gardunha, nesta zona, nos proporciona.

Sem comentários: