domingo, 18 de janeiro de 2009

Trilhando de Bike e a Pé.

Mais uma Voltinha de Domingo, desta vez com mais praticantes. No Total eramos doze, os amantes do BTT que se juntaram nas Docas. Vamos ver se me lembro de todos: João Valente, Filipe Domingues, Alvaro, Marcelo, Agnelo, Silvério, Jorge Palma, Humberto, Rui Lourenço, Pedro Barroca, Pedro Antunes e eu.


Saimos por volta das 8h15m, direcção ao Nercab, para passarmos por baixo da IP2 junto ao Alegro. Fizemos o resto da Zona Industrial para entrarmos em terra, por trás da Acrialbi em direcção ao Baixo da Marra. Depressa chegámos à primeira subida do dia em direcção às Benquerenças de Baixo e Benquerenças Velhas.







Seguiu-se uma descida adrenalinica em direcção ao Ribeiro da Quinta. O Humberto, um habituet dos furos, furou.








Chegados ao Ribeiro, do lado de cá havia caminho, do lado de lá nada. As imagens do Google earth têm destas coisas, estão muito desactualizadas, 2005. O mato cresce muito durante esses quatro anos, que o digam os doze Betetistas. Penso que não houve nenhum que não tivesse praguejado, quando o mato prendia as rodas das bikes.



Bom com algum trabalho lá descobrimos o caminho, com mais uma daquelas descidas, que só é pena acabar em subida, para a Ribeira da Caraptosa que atravessámos em direcção à povoação com o mesmo nome. Á saida da Caraptosa, cruzámo-nos com o Pequito e o pessoal de Vila Velha de Rodão, que estavam a fazer o levantamento do percurso dos Trilhos da Açafa.






Apontámos depois azimutes às bombas das Sarnadas, para o cafézinho do dia, com um novo a pagar, o Agnelo desta vez não foi o último, o Silvério.



Com o cafézinho tomado, rumámos ao Retaxo e subimos às Olelas. A descida, que desta vez fizemos por um trilho diferente a primeira parte, sempre anima o pessoal.



Chegados à estrada dos Cebolais, virámos à direita para mais uma surpresa do Agnelo, uns trilhos novos e uns singles Tracks espétaculares.



Como sempre, cada vez que a volta acaba deste lado da cidade, acabámos na Associação do Valongo cerca das 13 horas com 50 Km de trilhos porreiros e boa companhia, num ambiente de amizade e divertimento puro.

Se quiseres ver as Fotografias todas, basta clicares na última. Para o Domingo há mais, apareçam no mesmo local e à mesma hora. Não se irão arrepender, até lá sempre a pedalar.

Mais sobre a volta deste Domingo http://www.agneloquelhas.com/trilhos/index.php?option=com_content&task=view&id=79&Itemid=1 e http://btt-hal.blogspot.com/.

1 comentário:

Rui Lourenço disse...

Mais uma bela manhã de domingo dedicada ao BTT com um percurso muito bom e quase todo original para mim. É engraçado como há tanto tempo a andar nas mesmas zonas se descobrem sempre coisas novas!
Relativamente aqueles 300m de "Bike on man" para mim foram até muito interessantes.
Foi um desafio diferente! E eu pessoalmente gosto desta vertente mais aventura e exploração!

Grande Abraço, até breve e boas voltas para todos!

P.S.-Nas próximas 3 semanas não aparecerei, outros interesses (profissionais) se levantam!