quinta-feira, 6 de novembro de 2008

14 Dezembro 2008 - TRILHOS DE XISTO - Stº André das Tojeiras

14 Dezembro 2008 - TRILHOS DE XISTO - Stº André das Tojeiras



Todas as informações aqui

"Um passeio por trilhos espectaculares, desenrolado na senda dos fornos comunitários.

Á semelhança do ano passado, os Trilhos de Xisto 2008, vão-se desenrolar por trilhos espectaculares, singles, hortas, ribeiras, enfim, uma panóplia de cenários propícios à prática da nossa modalidade. Vamos ainda, como é habitual, criar um ambiente nostálgico e também pedagógico em torno dos fornos comunitários

No ano passado, "Na senda dos Lagares de Azeite" tivemos oportunidade de visitar lagares de azeite, uns em funcionamento, outros em ruínas, tivemos ainda a oportunidade de degustar as tradicionais "tibornas" e visitar o tradicional lagar de Ferrarias em laboração.

Na edição deste ano, o lema é "Na senda dos fornos comunitarios", as surpresas vão ser muitas.

Levantando a ponta do véu, digamos que ... haverá três fornos comunitários em laboração durante o percurso, um no local do abastecimento, onde se confeccionarão bolos caseiros e outras iguarias, outro onde será cozido o pão para o almoço e outro ainda que também estará a cozer pão, mas desta vez para as tradicionais tibornas (pão caseiro torrado com azeite e açucar amarelo).

Haverá banhos de água quente (o problema já está resolvido), chouriças assadas e tinto do novo, para os que cheguam em primeiro não desanimem à espera, um repastado almoço e ainda umas lembranças originais.

A organização desta vez será da MAGAREFA - Associação Florestal de St.º André das Tojeiras, juntamente com o blogue CASTELO.BRANCO.BY.BIKE (rarn) e conta com o apoio da Câmara Municipal de Castelo Branco, da Junta de Freguesia de St.º André das Tojeiras entre outras entidades.

As inscrições serão limitadas a 150 participantes e estarão abertas a partir do dia 8 de Novembro até ao dia 12 de Dezembro ou até se atigir o limite de inscrições.

Brevemente mais informação nos blogues habituais.

Sem comentários: